O mundo do marketing tem um universo vasto de termos, um vocabulário específico e técnico que norteia o trabalho de quem está no dia a dia da profissão. Você deve conhecer muitos deles, mas hoje vamos falar especificamente de uma sigla: o KPI (Key Performance Indicator, que também pode ser conhecido como: Indicador-Chave de Desempenho).
O que é o KPI?
O KPI é um indicador adotado para acompanhar o sucesso de uma ação, seja ela uma campanha, um conteúdo ou então, no universo do trade, as estratégias que são criadas no PDV. Portanto, o KPI é variável: ele pode ser um número ou um percentual que será indispensável para entender se o que você propôs está surtindo efeito.
Os KPIs no meu negócio
Temos certeza que você já sabe que o KPI é importante e está animado para adotar este indicador, acertamos? Então, primeiro, precisamos saber qual será o KPI que mais se adequa às suas necessidades de análise e mensuração. Saber se o KPI é relevante para o seu projeto é o primeiro ponto a ser definido. Um bom exemplo é saber se um determinado produto teve acréscimo nas vendas e qual foi o percentual deste acréscimo. E note bem: o KPI caminha junto com seu objetivo, então determiná-lo com base no que você quer alcançar também é importante.
Quando eu sei que preciso adotar um KPI?
A resposta é simples: Sempre que você tiver a necessidade de acompanhar a performance de alguma ação realizada, você adota o KPI necessário para acompanhá-lo. Uma empresa que possui um e-commerce, por exemplo, pode ter como KPI o número de aberturas de um email, a adesão ao cadastro de clientes ou acessos a um blog. No universo dos PDVs e das gôndolas, acompanhar o crescimento de vendas naquela unidade ou entender a satisfação do consumidor após uma degustação podem ser ótimos KPIs. Outra coisa importante é que os KPIs são melhores se medidos com uma certa frequência, para que você acompanhe as curvas de desempenho do que está criando.
Como acompanhar um KPI?
Existem muitas maneiras de acompanhar um KPI e os relatórios são fortes aliados na hora de analisar dados e tomar decisões. Por isso, buscar por uma ferramenta que trate os dados com precisão e de maneira simplificada é algo cada vez mais importante no mercado. O TradePro oferece um dashboard em tempo real para que você acompanhe o trabalho de sua equipe e pode extrair relatórios completos de mercado para que você consiga mensurar o impacto de suas ações.