Muito se fala sobre o aumento de vendas no PDV, estratégias que podem ser aplicadas, porém muitos acabam se esquecendo que o foco sempre deve ser o shopper.

Quando entendemos que o foco deve sempre o cliente e não o produto, tudo muda. Se a sua marca busca aumentar as vendas, em primeiro lugar, é necessário entender os hábitos de compra do seu cliente. O ambiente impacta diretamente quando o seu shopper vai escolher um produto.

As vendas são apenas o fim, o correto é focar no processo (o meio), e é isso que nós iremos te mostrar hoje. Continue a leitura e aprenda como criar a melhor estratégia para atender os desejos do seu shopper.

Shopper, o centro de tudo

Antes de iniciar qualquer coisa, nós precisamos te fazer uma pergunta: você sabe qual o perfil do seu shopper? Quais os produtos que ele mais compra? Se ele leva algum item específico junto a outro (ex. refrigerante e salgadinho)?

Se a resposta para alguma dessas perguntas foi não, existem alguns motivos para que a sua marca não seja a favorita do cliente.

Você precisa se lembrar que o processo de compra é um ato irracional, pois o cliente está buscando um produto que sane a sua necessidade – e também existem casos onde nem mesmo o cliente sabe o que quer.

As pessoas compram muito mais com a emoção do que com a razão, e a sua missão é explorar esse lado do seu shopper. Para saber exatamente o que oferecer para os seus clientes, a sua marca precisa entender os hábitos de compra deles – nesses casos, a tecnologia de um sistema de gestão ajuda MUITO, como o TradePro Promoter, por exemplo.

Como entender os hábitos de compra do seu shopper

Agora que explicamos a importância de saber o que o seu cliente consome, chegou a hora de aprender como coletar os dados e usá-los a favor da sua marca.

Conheça o que ele consome

Já falamos anteriormente, mas é sempre bom relembrar: saiba os hábitos do seu cliente e o que ele consome. Quais os produtos que ele mais compra? O que nunca pode faltar nas suas compras? Quais os pontos que ele mais passa na loja?

Realizar essas pesquisas faz toda a diferença na hora de aplicar as estratégias para impactar o seu shopper e utilizar uma tecnologia facilita esse trabalho (dados valiosos em tempo real e facilidade para conferi-los).

Saiba com quem está lidando

Com que frequência ele realiza as compras? Qual a média do valor das compras dele? Todas essas perguntas são importantes para oferecer o produto ideal e atender as necessidades do seu shopper.

Como a sua marca fará uma promoção para um cliente que ela nem conhece o perfil?

Cross-merchandising

Depois de ter os dados coletados, uma das melhores estratégias para serem aplicadas – e só é possível aplicá-la com os dados em mãos – é o cross-merchandising.

Essa estratégia se resume em oferecer um produto que bate exatamente com a dor do seu cliente ou, simplesmente, um produto que seja prático para ele – por isso a importância das pesquisas, para oferecer exatamente o que ele quer, ou nem sabe que quer, mas quer.

Basicamente, é o famoso queijo ralado junto do molho de tomate ou do macarrão.

Como vender exatamente o que o seu cliente quer

Depois do passo a passo que foi exibido aqui, a última fase necessária é a de saber como utilizar esses dados a seu favor e transformá-los em resultado. Não adianta nada ter a informação solta, mas não saber como utilizá-la.

Por isso, nós queremos te fazer uma proposta: você pode ter, agora mesmo, acesso a nossa plataforma do TradePro Promoter e ver qual a melhor forma de utilizar os dados a seu favor.

Você transformará os seus dados em resultado com muito menos esforço que usando os métodos tradicionais.

O TradePro Promoter fará com que suas ações de Trade Marketing sejam executadas com mais precisão, tornando a visualização dos seus produtos fácil e rápida. Você poderá gerenciar, em tempo real, como está desempenho da sua marca e otimizar os processos internos.

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