Quando se fala em aumentar as vendas, qual a primeira coisa que você pensa? Esse é um assunto que pode causar muita dor de cabeça quando não é abordado de forma correta, porque entender as necessidades do shopper pode acabar se tornando uma tarefa difícil.
Ter um PDV bem cuidado, com a gestão em dia e o estoque abastecido deixa o seu produto muito mais atrativo para o cliente, pois ele terá acesso ao que estava buscando sem ter que passar por algum desconforto na hora da compra. E tudo que você quer evitar é o desconforto do seu cliente quando ele estiver no PDV, um momento tão decisivo.
Problemas de execução estão suscetíveis a acontecer com todos os players do mercado, inclusive sua empresa. Você só não pode deixar que isso fique recorrente e acabe afetando o seu negócio.
ENTREGANDO EXATAMENTE O QUE O SHOPPER QUER
Como dito anteriormente, entender as necessidades do cliente pode ser difícil, mas há um segredo que não foi falado para você: o shopper quer se sentir parte do produto, como se ele fosse importante para a empresa, quase como se fizesse parte dela. Então, entregar o que ele quer tem mais a ver com o que ele vai sentir adquirindo o seu produto.
As sensações tem muito a ver com ambiente, ou seja, quando ele chegar no PDV pergunte a você mesmo:
• O que ele vai encontrar?
• Os produtos estarão bem organizados?
• Ele sentirá que está sendo acolhido?
• A primeira impressão está marcante?
Quanto melhor for a sua organização (o seu ambiente), maiores serão as chances de uma venda bem-sucedida.
E seguindo a lógica do ambiente, existem algumas formas para deixar ele impecável – lembre-se: a primeira impressão sempre ficará marcada pelo seu cliente. Isso envolve como estarão os produtos, se estão atrativos etc.
PREPARANDO O AMBIENTE PARA AS VENDAS
O PDV pode ficar ainda melhor quando o separamos em bases, que são:
• Preço
• Presença
• Ponto extra
• Share de gôndola
Você entenderá como essas 4 bases podem melhorar o seu ambiente e fazer o seu cliente ter mais desejo na hora da compra.
1 – Preço
Aprenda a precificar o seu produto. Quando se fala sobre preço é muito importante que você acompanhe o mercado e também se certifique de que nenhum de seus produtos está sem preço ou com uma distância muito grande de valor em comparação a concorrência. Evitar esses pequenos erros, pode fazer uma grande diferença na hora que o shopper for até o PDV.
Mantenha-se sempre atualizado em relação aos preços do mercado e não fique para trás por conta dos preços.
2 – Presença
Fuja das rupturas. Aplicando esse pilar, você evitará que aconteça uma ruptura e que os produtos fiquem em falta no seu PDV. A falta de acompanhamento e reposição dos produtos pode ser o principal causador do abandono do cliente, porque sem produtos para o consumo, você demonstra descaso com o shopper e até mesmo o desinteresse pela sua marca.
Esteja presente na vida do cliente e cause uma boa impressão. Não faça ele voltar frustrado por não ter encontrado o que buscava.
3 – Ponto extra
Deixe a vida do shopper mais prática. Facilite para o seu cliente, crie ilhas, pontas de gôndola e muitos outros meios de se comunicar com ele. Estimule a compra criando pontos extras, que farão com que o shopper lembre do seu produto ou queira experimentar o lançamento da marca. Essa estratégia chama atenção quando na hora da compra e pode render muitas vendas.
Não complique, deixe simples, prático e ágil para que o shopper sinta desejo e queira realizá-lo imediatamente.
4 – Share de gôndola
O visual vende MUITO. Deixe o seu mix de produtos bem organizado nas prateleiras, afinal, a primeira impressão é a que fica. Assim, quando o shopper bater o olho já pode sentir desejo e interesse nos produtos com facilidade. Marcas com um share de gôndola maior tem mais chances de venda, é até um certificado de prestígio dentro do PDV.
O foco sempre deve estar em como o seu cliente vai se sentir e não ligado diretamente à venda. O cliente vem sempre em primeiro lugar.
FALTA SÓ MAIS UM PASSO PARA AUMENTAR OS SEUS LUCROS
Depois de todas essas dicas, ainda tem um bônus para expandir suas vendas e aumentar ainda mais os seus rendimentos. Imagine ter o controle dessas 4 bases e ainda poder gerenciar tudo que acontece com o seu PDV de forma simples e humanizada. Com o TradePRO, você realiza a gestão completa dos promotores, verifica a validade dos seus produtos, a concorrência, evita as rupturas e muitos outros benefícios.
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