Como anda o acompanhamento dos planogramas dos seus produtos? Você acompanha a validade dos SKUs que estão em loja? Seus preços estão dentro do que é competitivo entre os outros players?
Essas perguntas, quando respondidas, podem ajudar sua empresa a saber se há algum problema de execução no PDV. Hoje, vamos trazer 5 dos mais críticos para o desempenho de um produto nas gôndolas. Vamos lá?
1 – Planograma não executado ou mal executado.
A execução errada de um planograma impacta diretamente na visibilidade do seu mix de produtos no PDV. Um planograma é criado através de muitos estudos comportamentais e mercadológicos, portanto, segui-lo é vital para o resultado esperado. Se ele não está sendo executado da forma que deveria, resolva o problema imediatamente e acompanhe constantemente se ele está sendo seguido.
2 – Falta de acompanhamento do ciclo do produto.
Deixar de acompanhar como o produto está performando no PDV pode trazer sérios riscos às vendas. Nesse caso, as chances de ocorrências como rupturas, produtos vencidos ou estoques encalhados aumentam exponencialmente. Vale lembrar que a performance de cada produto ou SKU pode variar de acordo com a região onde ele está exposto. Por exemplo: Na cidade A, os consumidores consomem mais suco de laranja. Na cidade B, o favorito da população é o de uva. Acompanhar esse comportamento é essencial para que sua empresa tome decisões mais assertivas para cada região ou a nível de PDV. Direcione seus promotores a visitas constantes para obter estas informações!
3 – Fechar os olhos para a concorrência
Esse erro pode fazer com que seus concorrentes saiam na frente e tomem seu share de gôndola. Seu produto entra no PDV para competir entre dezenas de outras marcas, cada uma com sua estratégia, inclusive pensando em como fazer para superar a sua empresa. Acompanhe constantemente seus preços, ações e compare seus produtos para elaborar estratégias para virar o jogo.
4 – Má gestão de promotores
Não gerenciar de maneira eficiente sua equipe de campo é, de certa forma, um erro de execução. Se você não sabe onde seus colaboradores estão e se realmente estão em atividade, a produtividade do time cai e os riscos são enormes para a performance dos seus produtos. Uma equipe com problemas de gestão pode acabar não executando tarefas do roteiro ou efetuando deslocamentos desnecessários quando poderiam estar aproveitando melhor o tempo na captação de informações no PDV.
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5 – Não aproveitar a tecnologia
Em um universo globalizado e digital, não aproveitar a tecnologia para executar suas estratégias de trade pode gerar um efeito cascata de erros de execução. Não há por que não utilizar os recursos disponíveis para agilizar as operações e aumentar a produtividade! Atualmente, já existem plataformas como o TradePro, que além de realizar a gestão completa dos promotores, também facilita a criação de roteiros, acompanhamento de tarefas em tempo real, pesquisas de preço, validade e concorrência, tudo com registros de imagem para que sua empresa identifique instantaneamente cada possível erro de execução e tome decisões rápidas para solucionar ou evitar que o problema aconteça.
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