Existem muitos conceitos sobre como se faz de fato o trade marketing. Comentam sobre a rotina dos profissionais da área e se fala muito em como obter a execução perfeita, ter foco nos clientes, experiência de compra e adequação do mix, porém, antes de tudo, é muito importante também saber o que não fazer.
Criamos esse post para que você entenda melhor os processos e onde possivelmente você pode falar. Saia do trajeto comum, pense um pouquinho além, sair de fora de uma bolha resulta em conhecer as possibilidades. Ficou afim de descobrir quais são os principais erros do trade marketing? Vem com a gente!
01. Não conhecer o shopper
Muito se comenta em ter o cliente no centro do negócio e não é à toa. O sucesso de qualquer operação de trade marketing está diretamente relacionada à conexão da marca com os seus clientes. Portanto, é essencial e dever da marca conhecer com precisão o seu público-alvo.
Quanto mais você entender sobre ele, mais fácil ficará na hora de montar um planejamento e segmentar as suas ações. Isso pode possibilitar a personalização de um atendente, cativando e agregando valor à marca.
02. Não levar em consideração os indicadores
Ter muitos números a serem analisados, métricas definidas na lista não é um sinal de eficiência ou maturidade. Um dos maiores erros do trade marketing é ignorar completamente a importância dos números. É isso que mostra como a empresa está caminhando, quais são as estratégias que estão dando certo entre muitos outros fatores. Se você possui dashboards a seu favor, faça a coleta, analise e crie uma ação a partir disso. Ter uma base concreta é essencial para uma boa operação.
03. Se fechar para novas tendências
As novas tendências fazem com que o mercado do trade marketing seja dinâmico. Se fechar no seu mundo e fingir que as coisas não estão acontecendo irá te prejudicar e muito. Existe um movimento global pulsante relacionado ao varejo e à jornada de consumo que não pode, em hipótese alguma, ser ignorada.
Observe o que está acontecendo no mundo, isso inclui também uma análise de seus concorrentes diretos e indiretos. Quais são as tendências e previsões relacionadas ao seu ramo de atuação? O que mudou no perfil do seu cliente? Uma grande dica quanto a isso é estar uns 2 ou 3 passos a frente. Em 2020 já se fala de 2021, 2021 já se fala de 2022 e sempre será assim, isso possibilita sempre estar alguns passos a frente.
04. Não realizar manutenção no PDV.
Além das gestões de estoque e ruptura, é muito importante prestar atenção na manutenção dos pontos de venda nos quais a marca está presente. Geralmente essa responsabilidade cabe ao próprio PDV, porém, é preciso observar questões como limpeza de prateleiras e pontos extra, precificação correta de itens, condições do material, posicionamento do produto no ponto natural e iluminação. Pense em tudo isso, visando favorecer o shopper.
05. Não investir em treinamento
Capacitar a sua equipe é o mesmo que dar aumento de produtividade. Se preocupar com os resultados obtidos e maior assertividade nas comunicação, tanto interna quanto externa. É essencial que os colaboradores de sua empresa se sintam preparados e mais que isso, motivados a desempenhar a seguinte função dada.
06. Não investir em ferramentas
Se você tem uma estratégia de trade criada, ela precisa ser colocada em prática o quanto antes. Não investir em ferramentas para que seus promotores executem seus planos pode ser um erro crítico dentro do seu panorama, fazendo com que tudo seja feito de maneira ineficaz. Por isso, o Mobile Promoter traz uma solução ideal para gestão de promotores com um dashboard rico e intuitivo, fornecendo informações precisas em tempo real para suas tomadas de decisões. Quer conhecer mais? Clique aqui e saiba mais.
Esses foram 6 pontos que devem ser pensados em qualquer ação envolvendo o trade marketing. É nos detalhes que as marcas se sobressaem, evitar o erro já é um grande passo a frente.
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